Dólar abre em leve baixa, em semana com dados de emprego nos EUA e decisão de juros na Europa

04/03/2024

O dólar abriu em leve baixa nesta segunda-feira (4), iniciando uma semana de agenda fraca no Brasil, mas bem movimentada no exterior.

Nos próximos dias, os Estados Unidos divulgam dados de emprego, que são muito aguardados para entender os impactos dos juros altos na economia, e o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) discurso no Congresso. Na Europa, o Banco Central Europeu (BC) anuncia sua nova taxa de juros na quinta-feira.

Enquanto investidores aguardam pelas divulgações, os mercados globais operam com volatilidade, com as ações mais sensíveis aos juros caindo, enquanto setores que se beneficiam da inteligência artificial ganham força.

Às 09h04, o dólar caía 0,10%, cotado a R$ 4,9498. Na última sexta-feira (1), a moeda norte-americana caiu 0,36%, cotada a R$ 4,9547. O Ibovespa só começa a operar às 10h.

Na sexta, o índice subiu 0,12%, aos 129.180 pontos.

A semana começa mais parada, apenas com alguns dados de confiança dos investidores na Europa, mas os próximos dias devem ser agitados, sobretudo com os números do mercado de trabalho americano.

Na quarta-feira (6), sai o relatório ADP, com números dos empregos privados nos Estados Unidos, e na sexta (8) tem o payroll, o mais importante relatório de empregos do país.

Esses dados são observados com atenção, principalmente em um momento em que as taxas de juros americanas já estão os maiores patamares em décadas - entre 5,25% e 5,50% ao ano -, porque um mercado de trabalho ainda muito aquecido pode continuar gerando pressão inflacionária sobre a economia.

Por outro lado, se os números vierem abaixo do esperado ou mostrarem uma desaceleração da geração de empregos, é sinal de que as taxas elevadas estão pressionando a economia e isso pode servir de incentivo para que o Fed inicie seu ciclo de corte nos juros em breve.

Ainda no cenário de juros, o presidente do Fed, Jerome Powell, deve falar no Congresso americano na quarta e quinta-feira (7). Investidores aguardam o discurso, à espera de mais sinalizações sobre quando os cortes nas taxas devem começar.

Na Europa, o BCE anuncia sua decisão sobre as taxas de juros também na quinta-feira. A expectativa é que a instituição mantenha os juros no nível recorde de 4%, mas é provável que reduza sua perspectiva para a inflação, em um aceno para eventuais cortes.

Hoje, saiu o resultado do índice Sentix, que mede a confiança dos investidores, para a zona do euro. O resultado permanece em território negativo, mas mostra uma melhora: subiu de -12,9 em fevereiro para -10,5 em março.

E em meio às incertezas, os mercados operam sem uma direção única. Por um lado, as ações mais sensíveis a juros, como as do setor imobiliário e recursos básicos, operam em baixa. Os índices desses setores nas bolsas europeias caíam cerca de 0,7% durante a manhã.

Já o índice de tecnologia, que tem acompanhado o rali global das ações de inteligência artificial, subia 1,1%.

 

Cadastre-se e receba novidades e promoções.


Shopping Palladium

Piso L.3, Loja 3083-A

Localização:

Av. Presidente Kennedy, 4121
Portão Curitiba/PR
CEP 80610-905

Atendimento:

Seg. à Sáb. das 11h às 20h

Shopping Omar

Piso CA, Loja 36

Localização:

R. Comendador Araujo, 268
Centro Curitiba/PR
CEP 80420-000

Atendimento:

Seg. à Sex. das 10h às 18h

Shopping Estação Mall

Litoral Paranaguá

Localização:

R. Theodorico dos Santos, 605
Costeira Paranaguá/PR
CEP 83203-450

Atendimento:

Seg. à Sex. das 10h às 18h

Está com dúvidas?

Envie mensagem

COPYRIGHT © AVS CÂMBIO CURITIBA 2019. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.