Dólar opera em baixa, com inflação nos EUA no radar

14/03/2024

O dólar opera em baixa nesta quinta-feira (14) após a divulgação dos dados mais recentes de inflação aos produtores nos Estados Unidos.

O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) subiu 0,6% em fevereiro, contra expectativas de alta de 0,3% e mostrando uma aceleração em relação ao mês anterior, quando o índice subiu 0,3%.

Esses números são bastantes observados porque trazem uma perspectiva de como os preços aos consumidores devem se comportar, já que se ocorre aumento nos preços aos produtores, isso tende a ser repassado na ponta.

Às 09h40, o dólar caía 0,37%, cotado a R$ 4,9573. No dia anterior, a moeda norte-americana teve alta de 0,02%, cotado a R$ 4,9756. O Ibovespa começa a operar às 10h.

Na véspera, o índice teve alta de 0,26%, aos 128.006 pontos.

No exterior, os investidores repercutem a inflação ao produtor nos Estados Unidos, que veio acima das expectativas, com uma alta mensal de 0,6%. Já no acumulado em 12 meses, os preços subiram 1,6%, contra projeção de 1,1%.

Apesar dos números acima do esperado, o mercado ainda mantém no radar a inflação ao consumidor, divulgada na terça, que subiu 0,4% em fevereiro, em linha com as projeções.

Com sinais de uma inflação mais controladora, as perspectivas são de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) possa iniciar um ciclo de corte nas taxas de juros ainda no primeiro semestre. Atualmente, as taxas estão na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano.

O mercado enxerga uma chance de 66% de que o primeiro corte ocorra em junho, segundo a ferramenta CME FedWatch.

Ainda no exterior, na Europa, Yannis Stournaras, presidente do Banco Central da Grécia e membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), disse que a instituição pode realizar até dois cortes de juros nas taxas de juros da zona do euro ainda no primeiro semestre.

Ontem, o presidente do BC da Letônia e membro do BCE, Martins Kazaks, já havia dito que o ciclo de cortes nas taxas no bloco devem começar em breve, caso a inflação continue dentro das expectativas da instituição.

Perspectivas de juros mais baixos, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, beneficiam os ativos de risco, como os mercados de ações e as moedas de países emergentes, porque a tendência é de rendimentos mais baixos nos títulos públicos dos países desenvolvidos e considerados mais seguros.

No Brasil, o destaque da agenda econômica são os dados de vendas no varejo. Em janeiro, o comércio varejista cresceu 2,5% em relação a dezembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado em 12 meses, a alta foi de 1,8%.

O resultado veio bem acima das expectativas do mercado, que esperava uma alta bem mais modesta, de 0,2%.

 

Cadastre-se e receba novidades e promoções.


Shopping Palladium

Piso L.3, Loja 3083-A

Localização:

Av. Presidente Kennedy, 4121
Portão Curitiba/PR
CEP 80610-905

Atendimento:

Seg. à Sáb. das 11h às 20h

Shopping Omar

Piso CA, Loja 36

Localização:

R. Comendador Araujo, 268
Centro Curitiba/PR
CEP 80420-000

Atendimento:

Seg. à Sex. das 10h às 18h

Shopping Estação Mall

Litoral Paranaguá

Localização:

R. Theodorico dos Santos, 605
Costeira Paranaguá/PR
CEP 83203-450

Atendimento:

Seg. à Sex. das 10h às 18h

Está com dúvidas?

Envie mensagem

COPYRIGHT © AVS CÂMBIO CURITIBA 2019. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.