Dólar abre com volatilidade à espera de dados de emprego e resultados de juros e big techs

30/01/2024

O dólar abriu com volatilidade nesta terça-feira (30), oscilando entre leves altas e baixas, no dia em que começam as reuniões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, mas com investidores de olho, também, em outros dados econômicos, além de balanços corporativos das gigantes de tecnologia.

A expectativa é que o Banco Central do Brasil (BC) corte a Selic, taxa básica de juros, em 0,5 ponto percentual, a 11,25% ao ano. Já nos Estados Unidos, o mercado espera que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) mantenha suas taxas inalteradas, entre 5,25% e 5,50% ao ano.

Mais tarde, saem dados de emprego aqui e lá fora, trazendo uma sinalização sobre como anda o mercado de trabalho e a economia. Além disso, ao fim do pregão, Microsoft e Alphabet (controladora do Google) divulgam seus números referentes ao quarto trimestre de 2023.

Às 09h50, o dólar caía 0,04%, cotado a R$ 4,9431. No dia anterior, a moeda norte-americana subiu 0,71%, cotado a R$ 4,9453.

O Ibovespa começa a operar às 10h.

Na véspera, o índice teve baixa de 0,36%, aos 128.503 pontos.

O dia conta com algumas divulgações importantes ao longo dia, com destaque para dados de emprego, medidos pelo Caged, de 2023, que acontece durante a tarde. O relatório da dívida de dezembro também será divulgado mais tarde.

No cenário doméstico, o BC divulgou mais um Boletim Focus, relatório semanal que reúne as projeções de economistas do mercado financeiro para os principais indicadores brasileiros.

Nesta edição, houve uma redução nas expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, caindo de 3,86% na última semana para 3,81% nesta.

Além disso, as expectativas para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC também seguem no radar. A decisão sai amanhã.

Embora um novo corte de 0,50 ponto percentual (p.p.) já seja amplamente esperado pelo mercado, investidores devem ficar atentos à ata do Copom, com as sinalizações que mostram a visão do Comitê sobre a economia e, principalmente, sobre a questão fiscal do país.

Já no exterior, o mercado também aguarda as decisões de política monetária nos Estados Unidos. Os investidores globais aguardam detalhes sobre os rumos do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em relação aos juros da maior economia do mundo — há muita expectativa para quando a instituição deve iniciar o ciclo de cortes nas taxas.

Ainda lá fora, hoje é dia de divulgação de relatório de empregos nos Estados Unidos e investidores estão na expectativa pelos balanços corporativos de duas gigantes da tecnologia: Microsoft e Alphabet.

 

Cadastre-se e receba novidades e promoções.


Shopping Palladium

Piso L.3, Loja 3083-A

Localização:

Av. Presidente Kennedy, 4121
Portão Curitiba/PR
CEP 80610-905

Atendimento:

Seg. à Sáb. das 11h às 20h

Shopping Omar

Piso CA, Loja 36

Localização:

R. Comendador Araujo, 268
Centro Curitiba/PR
CEP 80420-000

Atendimento:

Seg. à Sex. das 10h às 18h

Shopping Estação Mall

Litoral Paranaguá

Localização:

R. Theodorico dos Santos, 605
Costeira Paranaguá/PR
CEP 83203-450

Atendimento:

Seg. à Sex. das 10h às 18h

Está com dúvidas?

Envie mensagem

COPYRIGHT © AVS CÂMBIO CURITIBA 2019. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.