Dólar abre em alta, com perspectiva de que juros nos EUA ainda demorem para cair

01/02/2024

O dólar abriu em alta nesta quinta-feira (1°), refletindo falas do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sobre o momento mais adequado para os cortes de juros nos Estados Unidos.

Jerome Powell disse, pouco após o Fed anunciar que decidiu manter suas taxas inalteradas entre 5,25% e 5,50% ao ano, que não acha provável que a instituição comece um ciclo de baixas nos juros já em sua próxima reunião, em março.

O mercado repercute também a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC) de reduzir a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, a 11,25% ao ano.

Às 09h10, o dólar subia 0,55%, cotados a R$ 4,9643. No dia anterior, a moeda norte-americana caiu 0,16%, vendida a R$ 4,9373. Nesta quarta-feira (31), o Fed decidiu mais uma vez manter os juros norte-americanos na faixa de 5,25% e 5,50%, ao ano. Esse continua sendo o maior nível das taxas desde 2001. A decisão já era esperada pelo mercado.

No entanto, as falas de Jerome Powell depois da reunião é o que tem pesado no pregão. O presidente do Fed disse que a instituição não trabalha com o cenário de corte de juros em março, reafirmando que isso é improvável.

"Essa acabou por ser a frase fundamental do seu comunicado e o mercado reagiu a esse comentário, com as probabilidades de cortes em março passando de mais de 50% para cerca de 35%", pontua José Maria Silva, coordenador de Alocação e Inteligência da Avenue.

Apesar de afastar as expectativas de que o ciclo de cortes comece em breve, o Fed adotou um tom mais neutro no comunicado da reunião, com destaque para a remoção da frase, que estava em comunicados anteriores, que menciona a possibilidade da instituição promover novos aumentos de juros como forma de trazer a inflação anual dos Estados Unidos a 2%, explica Silva.

Em 2023, a inflação norte-americana encerrou o ano com alta de 3,4%, um pouco acima do esperado. Agora, o mercado espera que a primeira redução nas taxas do Fed aconteça em maio.

Juros ainda elevados preocupam o mercado porque encarecem os processos de tomada de crédito para pessoas e empresas, o que pode reduzir o consumo e elevar a inadimplência. Neste cenário, o maior receio é que os Estados Unidos passem por uma recessão econômica em 2024.

Já por aqui, o Copom reduziu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, a 11,25% ao ano, ao menor patamar em dois anos, dentro do que era esperado. o Comitê sinalizou também que trabalha com um cenário de reduções de mesma magnitude em suas próximas reuniões.

Para Ricardo Martins, economista-chefe da Planner Investimentos, porém, o Copom já tem espaço para promover cortes maiores para os juros brasileiros.

"Inflação em queda e convergindo para a meta, associada à evidente desaceleração da economia, que cresceu em torno de 3% por conta do carrego estatístico do primeiro trimestre de 2023 e iniciou no segundo trimestre a caminhada para uma retração no começo de 2024, são fatores nítidos", comenta Martin.

 

Cadastre-se e receba novidades e promoções.


Shopping Palladium

Piso L.3, Loja 3083-A

Localização:

Av. Presidente Kennedy, 4121
Portão Curitiba/PR
CEP 80610-905

Atendimento:

Seg. à Sáb. das 11h às 20h

Shopping Omar

Piso CA, Loja 36

Localização:

R. Comendador Araujo, 268
Centro Curitiba/PR
CEP 80420-000

Atendimento:

Seg. à Sex. das 10h às 18h

Shopping Estação Mall

Litoral Paranaguá

Localização:

R. Theodorico dos Santos, 605
Costeira Paranaguá/PR
CEP 83203-450

Atendimento:

Seg. à Sex. das 10h às 18h

Está com dúvidas?

Envie mensagem

COPYRIGHT © AVS CÂMBIO CURITIBA 2019. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.